A presidente do México, Claudia Sheinbaum, condenou as tarifas de 25% impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre as importações mexicanas e anunciou que o governo mexicano responderá com medidas tarifárias e não tarifárias.

Sheinbaum afirmou que não há justificativa para as tarifas, que afetarão o povo e as nações, e que não há lógica ou razão para apoiar essa decisão. Ela criticou a medida, dizendo que ninguém ganha com ela.

As tarifas americans entraram em vigor nesta terça-feira, após uma pausa de 30 dias durante a qual as autoridades mexicanas se envolveram em negociações com Washington e reforçaram a segurança na fronteira EUA-México. No entanto, Trump declarou que o México não havia feito o suficiente para conter o fluxo do opioide mortal fentanil e seus precursores químicos para os EUA.

Sheinbaum rebateu essa acusação, afirmando que o México colaborou com os EUA na migração, na segurança e no combate ao tráfico de drogas. Ela destacou que, nos últimos 30 dias, foram tomadas ações decisivas contra o crime organizado e o tráfico de fentanil, além de reuniões bilaterais sobre segurança e comércio.

A presidente do México prometeu dar detalhes sobre a resposta do país à medida americana no domingo.

O que você achou deste conteúdo?



Compartilhe

Comentários desativados