Governador de Brasília confirma apoio a novo presidente do BRB, que vai “tirar operação a limpo”

Na quinta‑feira, 27 de novembro de 2025, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou em evento de reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília que o recém‑nomeado presidente do Banco de Brasília (BRB), Nelson Souza, tem seu total apoio para apurar e limpar a Operação Compliance Zero, que investigou suposta fraude de R$ 12 bilhões em carteiras de crédito compradas do Banco Master. O pronunciamento ocorre no dia seguinte à aprovação da nomeação de Souza pelo Banco Central e tem como objetivo reforçar a confiança dos acionistas e do público nas ações corretivas do banco.

A Operação Compliance Zero foi aberta em 2023 para investigar a compra de carteiras de crédito do Banco Master pelo BRB, nas quais a estimativa inicial de prejuízo era de R$ 12 bilhões. O governador ressaltou que foi contratada uma auditoria interna para determinar o valor real da suposta fraude, já que as primeiras estimativas podem não refletir a situação completa. A CLDF aprovou a nomeação de Souza e o auditor tem como missão entregar números definitivos que permitirão ao banco retomar a confiança dos investidores e clientes.

Nelson Souza, que assumiu a presidência do BRB em 2018 durante a gestão de Michel Temer, tem longa experiência no setor bancário. Ele é servidor da Caixa Econômica Federal desde 1979, atuou como presidente do Banco do Nordeste, desenvolveu o Desenvolve SP – Banco do Empreendedor do Estado de São Paulo – e participou da Brasilcap, na administração de João Doria. Antes de sua indicação ao BRB, ocupou a vice‑presidência da Elo. Seu mandato segue o afastamento de Paulo Henrique Costa, decretado pela Justiça Federal, no contexto da investigação.

O governador destacou que o novo presidente terá liberdade total para montar o conselho de administração, o conselho fiscal e a diretoria do banco. “Ele vai ter liberdade total dentro do BRB para montar o seu conselho de administração, conselho fiscal, toda a sua diretoria. Isso é uma característica minha. Faço questão de não indicar ninguém para deixar que a pessoa mude a sua equipe e traga os resultados que a cidade precisa”, afirmou Ibaneis. A autonomia visa garantir que Souza possa tomar decisões estratégicas de acordo com a necessidade do banco e do Distrito Federal.

O pronunciamento ocorreu durante a reinauguração de uma pista de 5.384 metros de extensão, com seis traçados, duas variantes e 16 curvas, considerada a maior do país em termos de comprimento. A celebração contou com a presença de delegados de diversos setores, incluindo a Viação Pioneira, que apresentou novos ônibus, e a Câmara Legislativa do Distrito Federal, que reconheceu a importância da auditoria para esclarecer a suposta fraude. O evento reforçou a mensagem de Ibaneis de que o BRB, sob nova liderança, estará focado em transparência e recuperação da confiança institucional.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa
×
Crédito para negativados
Cartão de crédito para negativado: conheça os top 5 disponíveis
Exit mobile version