Lisa Su: a presidente da AMD que desafia a empresa mais valiosa do mundo

Veja também

* Você permanecerá em nosso site.

Lisa Su é uma figura inovadora na indústria de tecnologia, e sua trajetória pessoal e profissional é tão fascinante quanto o desafio que enfrenta. Ela é a presidente da AMD, uma empresa de tecnologia que já está fazendo história. Em 2022, durante uma reunião do conselho da empresa, Su anunciou uma mudança radical de direção, que ela acreditava ser fundamental para a sua sobrevivência e crescimento. Ela estava convencida de que o crescimento da inteligência artificial era uma oportunidade única, e que a AMD precisava se posicionar como a principal fabricante de chips para alimentar esse processo. Era um movimento arriscado, que exigiria transformação e sacrifício, mas ela estava determinada a fazer isso acontecer.

Quase três anos se passaram desde então, e os resultados são impressionantes. A AMD quase quadruplicou de tamanho, e seu valor de mercado aumentou de US$ 90 bilhões para mais de US$ 335 bilhões. Su transformou-se em bilionária, e sua empresa se tornou uma das poucas que pode competir com a Nvidia, a empresa mais valiosa do mundo e principal fabricante de chips para data centers de IA. Su é uma mulher incrível, com um Ph.D. em engenharia elétrica pelo MIT e um profundo conhecimento da física por trás dos produtos da empresa. Ela ganhou reputação de “gigante-slayer” ao superar a líder de mercado Intel há uma década, assumindo a liderança na produção de CPUs para computadores pessoais e data centers.

Su agora enfrenta seu maior desafio: produzir chips comparáveis à Nvidia. Será um grande desafio, pois a Nvidia é a principal fabricante desses chips, e é conhecida por sua precisão e sofisticação. Mas Su está preparada para o desafio, e já tem alguns acordos importantes para comprovar sua capacidade de inovação. Em outubro, a AMD anunciou grandes acordos com a Oracle e a OpenAI, concordando em vender dezenas de milhares de chips de última geração àquelas empresas. O acordo com a OpenAI foi especialmente significativo, pois representa um grande voto de confiança no seu produto, o MI450. E é claro que Su está focada em manter essa liderança, garantindo uma fatia significativa do mercado de IA para a AMD. Com parcerias profundas e um roadmap claro, ela está determinada a fazer o que é necessário para conquistar o espaço e se manter no topo.

A competição no mercado de IA está cada vez mais acirrada, e a Nvidia ainda é a principal fabricante de chips para esse setor. Mas a AMD está agora posicionada para ser uma alternativa confiável, e com Su no leme, está claro que ela estará lá para fazer história. Su é um exemplo inspirador de mulher empreendedora e líder de tecnologia, e sua determinação é contagiosa. Com certeza, ela tem um grande desafio à frente, mas com sua paixão e habilidade, não há dúvidas de que a AMD estará sempre na liderança.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa
×
Crédito para negativados
Cartão de crédito para negativado: conheça os top 5 disponíveis
Exit mobile version