EUA e Ucrânia se preparam para assinar acordo sobre minerais nesta terça-feira, apesar de reunião tensa na sexta-feira.
O governo dos EUA e a Ucrânia planejam assinar o acordo sobre minerais, após uma reunião controversa no Salão Oval na última sexta-feira, que resultou na saída abrupta do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, do prédio. O presidente Donald Trump deseja anunciar o acordo em seu discurso ao Congresso nesta noite de terça-feira.
A reunião no Salão Oval foi tensa, com Trump e o vice-presidente JD Vance repreendendo Zelenskiy por pedir mais ajuda em vez de agradecer aos EUA pelo apoio. Apesar disso, nos últimos dias, autoridades dos EUA conversaram com autoridades em Kiev sobre a assinatura do acordo de minerais e pediram que os assessores de Zelenskiy o convencessem a pedir desculpas abertamente.
A Casa Branca e a administração presidencial da Ucrânia em Kiev não responderam imediatamente aos pedidos de comentário sobre o acordo. O acordo foi suspenso na sexta-feira após a reunião controversa, mas agora está sendo reavaliado.
É importante notar que o acordo ainda não foi assinado e a situação pode mudar. No entanto, os EUA e a Ucrânia parece que estão próximos de alcançar um acordo sobre minerais, apesar da reunião tensa na sexta-feira.